Para encerrar as dicas culturais da semana, a sugestão de hoje são filmes – uma boa pedida para o final de semana. A seguir, um que aborda questões como a violência contra a mulher eo preconceito durante tempos de guerra.
Dirigido por Zhang Yimou
Com Christian Bale, Ni Ni, Xinyi Zhang
Gênero: Drama
País: China
“Flores do Oriente” conta as memórias de uma estudante chinesa durante a invasão da China pelos japoneses, em 1937, que ficou conhecida como o Massacre de Nanquim, quando mais de 200 mil chineses foram mortos e 20 mil mulheres foram abusadas sexualmente. Durante a guerra, a estudante tenta fugiu com as colegas de classe em um barco, porém parte do grupo não consegue embarcar e procuram refúgio em uma igreja onde conhecem o “maquiador de mortos” John Miller e um grupo de prostitutas. Além da guerra, o filme aborda temas como preconceito, amizade e a cultura chinesa.
Outra sugestão é um filme francês que aborda questões de gênero, relações homoafetivas e a descoberta do amor.
Dirigido por Abdellatif Kechiche
Com Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Salim Kechiouche
Gênero: Drama / Romance
País: França
Premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes (2013), o filme retrata as descobertas da adolescente Adèle (Adèle Exarchopoulos) ao se apaixonar por outra mulher (Léa Seydoux) e a relação que se inicia entre as duas. Dirigido pelo franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, “Azul é a cor mais quente” é uma adaptação da graphic novel francesa “Le bleu est une couleur chaude”, de Julie Maroh.
Fonte: Contee