O último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) assinado esse ano foi o dos professores do Sesi. Devido à dificuldade de negociar com a instituição, em 2018 e 2017 não houve negociação para reajuste salarial. Diante disso, o reajuste desse ano deve compensar a inflação desde 2017.
O reajuste que o professore já deve ter recebido em novembro é de 5,07%. Esse percentual é incidente sobre os salários vigentes em 1º de maio de 2018. De acordo com o disposto no ACT, “a composição dos salários de 2019 serão considerados os índices de 3,98% em 1ª maio de 2017 e 1,69% em 1ª de maio de 2018”.
Ressaltamos que os professores devem receber as diferenças retroativas à data base de 2019, que é no mês de maio, inclusive no vale refeição.
A diretora do Sinproeste e delegada regional de Xanxerê, Juleide Almeida Corrêa, que acompanhou as negociações, lembra que o processo foi extremamente difícil. A direção do Sesi se mantém fechada ao diálogo, indisposta a atender o sindicato. Foram meses de busca pela negociação, sendo necessária a intermediação do Tribunal Regional do Trabalho para que esse ano saísse o Acordo Coletivo de Trabalho.
Qualquer dúvida os professores podem entrar em contato com o sindicato. O Acordo Coletivo de Trabalho pode ser lido na íntegra aqui.
Fonte: Sinproeste