Após as assembleias para discussão e deliberação da pauta de reivindicações para este ano, a pauta do Oeste foi unificada com as demais regiões do Estado e encaminhada ao Sesc. O sindicato solicita a reposição do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a inflação, mais 5% de ganho real.
A presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa informa que a inflação oficial sairá em 10 de julho, e que a estimativa está em 4,6%. Além desse percentual, o sindicato também solicita 10% de reajuste no piso salarial.
Equiparação salarial
Juleide também relata que na pauta unificada solicita-se a equiparação salarial dos professores da educação infantil e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) com o salário dos professores do ensino fundamental. Hoje os professores do infantil e do EJA recebem R$ 7,5 a menos.
Demais reivindicações
Os sindicatos também solicitam ticket alimentação de R$ 37,00, “o que fica mais compatível com os valores praticados pelo mercado”, expressa Juleide. Também se reivindica o retorno do auxílio farmacêutico e a efetivação do Plano de Cargos e Salários, que foi prometido pelo Sesc em negociações anteriores.
“Não há nenhum incentivo para quem está há vários anos trabalhando no Sesc. Pedimos o plano de cargos e salário ou outro incentivo por tempo de serviço, que poderia ser o triênio”, explica Juleide. Isso poderia ajudar a evitar a alta rotatividade de professores, na avaliação dos sindicatos.
Além desses pontos específicos, a negociação também objetiva garantir a manutenção das demais cláusulas já existentes.
Fonte: Sinproeste








