O Sinproeste firmou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Fabet (Fundação Adolpho Bosio de Educação do Transporte) de Concórdia, com a reposição da inflação mais 3% de ganho real. O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) fechou em 4,69%, mais os 3% de ganho real chegou aos 7,69% de reajuste salarial. O ACT é válido por um ano, tendo início em março desse ano, sendo válido para todos os professores da Fabet.
Este foi o primeiro ACT assinado pelo sindicato em 2017. Foi firmado antes mesmo de encerrar a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho com o Sinepe (sindicato patronal), que de certa forma guia as conversas com cada instituição de ensino nos Acordos Coletivos.
Para o presidente do Sinproeste, Milton Amador, isso demonstra não apenas o trabalho desenvolvidos pelo sindicato em prol dos professores, mas também a disposição da Fabet em repor as perdas salariais dos professores com ganho real sem se alongar por semanas em reuniões de negociação, que atrasa o aumento salarial da categoria.
Fonte: Sinproeste