Na última sexta, dia 19, a direção do Sinproeste realizou a primeira reunião do ano com a direção da Unochapecó. O objetivo foi apresentar e discutir a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que vence dia 28 deste mês. Dentre as principais reivindicações, estão o repasse dos 4% do reajuste salarial do ano passado.
A presidente do sindicato, Juleide Almeida Corrêa, salientou a importância desse reajuste, visto que ele se refere a um período de não pandemia, pois trata-se da inflação acumulada de 2019 a 2020.
O vice-reitor de administração sinalizou que este ano haverá algum reajuste, mas não especificou o percentual. A inflação desse ano ainda não fechou, mas estima-se que fique em torno de 5,8%. Levando em consideração os 4% de 2020 mais INPC de 5,8%, a reposição salarial da Unochapecó deveria ser de 10%.
A direção do Sinproeste também destaca a importância da manutenção de todas cláusulas vigentes no acordo coletivo de 2019-2021 na sua versão atualizada, com correção dos valores nominais (auxílio creche, limites das bolsas) pelos índices de reajuste das mensalidades.
A Unochapecó colocou na pauta de negociação a assinatura do Termo de Ajuste de Contrato, no que se refere ao direito de uso de imagem. O termo foi proposto em 2020 e o sindicato se posicionou contrário, apresentando nova proposta de redação, que volta a ser discutido. A reitoria também expôs sobre a necessidade de ajuste no percentual de bolsa de estudos, que já foi refutada em assembleia pelos docentes. A direção do Sinproeste destacou que as questões podem ser discutidas, mas precisam ser aprovadas pelo professores, em assembleia.
Ao final, ficou acordado a renovação do atual ACT temporariamente enquanto se negocia junto ao Sinepe (sindicato patronal) a Convenção Coletiva do Trabalho. As negociações começaram na última semana e tem a segunda rodada amanhã, 23, presencialmente, em Florianópolis.
Fonte: Sinproeste