Na última terça-feira, 23, os diretores do Sinproeste reuniram-se com a Vice-reitoria de Administração da Unochapecó para discutir a reposição salarial desse ano. Na região Oeste, todas as instituições de ensino superior já repassaram reajuste salarial de 4% aos professores, um percentual levemente acima da inflação. Apenas a Unochapecó ainda não reajustou os salários do seu quadro de profissionais.
A negociação com o sindicato patronal encerrou com reajuste de 4% e renovação de todas as cláusulas sociais. Porém, após foi renegociado o repasse do reajuste devido à pandemia do coronavírus, ficando facultativo a reposição desse até a próxima negociação salarial.
“Porém, como todas as instituições de ensino superior de nossa região já reajustaram os salários dos professores há quase dois meses, acreditamos que o mesmo caminho poderia ser tomado pela Unochapecó. A direção do Sinproeste se mostrou flexível inclusive para parcelar esse percentual”, disse a diretora do sindicato, professora Juleide Almeida Corrêa.
“Também ressaltamos que os professores em atividade remota têm se dedicado ao extremo e mostrado toda sua competência, carecendo de um reconhecimento, especialmente pela reposição das perdas salariais”, complementa o professor Dirceu Hermes.
Fonte: Sinproeste