Na assembleia do último sábado, dia 19/02, os professores apoiaram o fortalecimento do sindicato aprovando a continuidade da contribuição sindical na categoria.
Com esse recurso, o Sinproeste fortalecerá suas atividades em defesa dos direitos dos professores. Enquanto um forte discurso midiático tenta diminuir a importância dos sindicatos de trabalhadores, os sindicatos patronais unem-se para impor suas propostas em negociações coletivas e na flexibilização de direitos trabalhistas.
Para fazer o contraponto, os trabalhadores necessitam do seu sindicato forte e atuante, negociando no mesmo patamar de força que o sindicato patronal. A reforma trabalhista, por exemplo, abre a possibilidade para retirar vários direitos dos professores e rebaixar salários por meio do trabalho intermitente e da terceirização. O Sinproeste já está discutindo essas questões com o Sinepe (sindicato patronal). As negociações começaram essa semana e já deixamos claro que não aceitaremos a retirada de direitos e o rebaixamento de salários.
A sua contribuição ao sindicato mantem as atividades do Sinproeste, como:
– Reuniões de negociação;
– Visitas em escolas, universidades e academias;
– Produção de material informativo impresso, para o site, facebook e via e-mail;
– Manutenção dos convênios médicos;
– Produção de livro com artigos dos professores sócios;
– Bolsas de estudo;
– Atendimento aos professores, com funcionários capacitados;
– Atividades de formação para os diretores, preparando-os para negociações e demais atividades sindicais;
– Participação em seminários, congressos e atos públicos;
– Orientação jurídica;
– Defesa permanente dos seus direitos de professor.
Fonte: Sinproeste