Nunca na história do Brasil o conhecimento científico e a ética se mostraram tão importantes e necessários quanto nos últimos anos. Somente com formação científica, ética e filosófica o povo brasileiro poderá superar-se e ir para além de sua condição de Nação marcada por contradições: 10ª maior economia do mundo e 60ª posição em qualidade da educação; maior exportador de alimentos enquanto parcela significativa da população passa fome; 23º país mais religioso e 18º país mais violento do mundo.
Superação somente possível por meio de educação de qualidade e educação de qualidade depende de melhores condições de trabalho. É preciso valorizar o professor! Professor você conhece o seu valor? É você que forma cidadãos, que prepara teórica e tecnicamente para o trabalho, que educa e desenvolve competências e habilidades nas crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Mas é muito mais que isso! Você não é somente mais um educador, é um profissional de educação, você é um Professor. E, saiba você como o faz ou não, tenha consciência ou não, é você que desenvolve nos seres humanos o pensamento conceitual, a atenção voluntária, a memória lógica, a percepção conceitual, a imaginação e a vontade e, por consequência e concomitantemente, desenvolve a consciência humana para além do imediato e do pragmatismo. Você possibilita às pessoas desenvolverem sua personalidade, desenvolverem-se enquanto individualidade, enxergarem a realidade para além das aparências por meio dos conteúdos escolares, possibilitando a apropriação de signos e conceitos, das teorias e seus fundamentos históricos, ontológicos e epistemológicos.
O trabalho do professor ajuda a curar, forma médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, cientistas, ajuda a construir as belezas do mundo e a produzir para satisfazer as necessidades humanas, forma técnicos, engenheiros, artistas, escritores, economistas, administradores, forma pensadores, professores e pode contribuir para formar os mais belos seres humanos. O trabalho do professor pode desenvolver a sensibilidade estética, ética e afetiva.
Como professores podemos contribuir para construir um Brasil melhor, mais desenvolvido do ponto de vista econômico, social e humano. Para tanto professor, vamos valorizar nossa profissão, participar de eventos, estudar, escrever, publicar, falar, mostrar para a sociedade o nosso valor. O Sinproeste está com você. Estamos organizando e em breve vamos divulgar dois belos congressos para os próximos dois anos. Escreva seu texto! Participe!
Ninguém é melhor do que todos nós juntos!
Feliz Dia dos Professores!
Por Solange Rosa
Fonte: Sinproeste