Na terça-feira, 10/12, a pauta de reivindicações da campanha salarial do próximo ano foi unificada com as pautas das demais regiões do Estado. “Ao unificar a pauta os sindicatos dos professores fortalecem a negociação com o sindicato patronal”, explica a presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa.
A reunião de unificação da pauta foi online e reuniu representantes dos 12 sindicatos de professores e técnicos administrativos das instituições de ensino privado, incluindo escolas, universidades e cursos livres. A coordenação dos trabalhos foi realizada pela Feteesc (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina), a qual o Sinproeste é filiado.
O próximo passo será a entrega da pauta unificada ao Sinepe (sindicato patronal) para, posteriormente, iniciar as negociações coletivas, o que deverá ocorrer no início de 2025.
Assembleias
As assembleias da campanha salarial foram realizadas por todos os sindicatos no Estado. O Sinproeste realizou mais de 30 assembleias, nos meses de novembro e início de dezembro, nas instituições de ensino em Chapecó, Concórdia, Xanxerê e São Miguel do Oeste. Mais 320 professores participaram dos encontros e 36 filiaram-se ao sindicato.
Fonte: Sinproeste