Ter cuidados com a voz é sempre necessário, ainda mais se ela é usada como ferramenta de trabalho. Pensando no bem estar dos professores, o Sinproeste realizou no dia 27 de março, palestras com a fonoaudióloga Doutora Renata Massariol Arruda.
A doutora, que é pesquisadora na área, informou que mais de 42,7% dos professores do ensino infantil sentem dores na garganta, e isso devido ao uso constante da voz. Renata falou sobre os hábitos que deveríamos ter em relação aos cuidados com a voz. “A voz se da através de um músculo, então ele precisa ser trabalhado. Ele precisa de cuidados e aquecimento. Pois é um importante recurso comunicativo de nosso corpo, se não o principal”, afirma.
Ainda durante o encontro, o presidente do Sinproeste, Erivelton Konfideira explanou sobre a questão do FGTS e suas deliberações. “Por decisão do Superior Tribunal de Justiça estão suspensas todas as ações de revisão do FGTS, pois as ações enviadas não serão ajuizadas neste momento. Mas o Sindicato está acompanhando para saber mais sobre o assunto”, explicou o presidente. Konfidera também falou a respeito do reajuste salarial e das atividades que o Sindicato tem participado nesses dois últimos meses.