Estamos passando por processos de transformações em nossa sociedade. Alterações em leis, reformas, caminhos nos quais ainda não enxergamos o fim. Como garantir os direitos já adquiridos? Como obter novas conquistas trabalhistas? Como vai ser a nossa profissão daqui a alguns anos? Como será a nossa aposentadoria?
São muitas perguntas e nem todas têm uma resposta clara neste momento. O que sabemos é que as conquistas trabalhistas sempre foram coletivas.
As leis trabalhistas, após a reforma, flexibilizaram várias regras que antes eram obrigatórias. Os contratos podem ser temporários; o pagamento pode ser feito por hora e não mais por meio da carteira de trabalho – e isso exclui direito a férias, 13º salário e FGTS; entre outros.
Como vamos garantir os direitos dos professores? Mantendo nossa Convenção Coletiva e Acordos Coletivos de Trabalho, negociados e firmados entre o Sinproeste e os sindicatos patronais. Esses instrumentos normativos abrangem todos os professores, garantindo os direitos usufruídos atualmente. Para que o sindicato faça boas negociações, os representantes das instituições de ensino precisam ver a categoria unida em um mesmo objetivo e apoiando o Sinproeste nas negociações.
Todos juntos! É assim que vamos garantir nossos direitos de professor!
Fonte: Sinproeste