A direção do Sinproeste encaminhou um ofício ao reitor da Unochapecó, professor Cláudio Jacoski, manifestando-se em relação às diversas denúncias que o sindicato está recebendo dos professores de sua base. Estas referem-se a lesão a direitos individuais e a tentativas de modificações de contrato de trabalho de forma unilateral por parte da instituição que, neste momento, definiu pela redução geral de determinado número de carga horária de professores.
Entende o sindicato que a partir do momento que a decisão de reduzir horas é feita de forma geral e genérica, afetando grande número de trabalhadores, se faz necessária a devida negociação coletiva para que tal ato ocorra.
Os esforços empreendidos para alcançar ajustes orçamentários não justificam, em qualquer medida, prejuízos aos direitos dos trabalhadores desta instituição.
Diante disso, o Sinproeste requer à Unochapecó de que sejam suspensas as reduções de horas dos contratos de trabalho de docentes e de rescindir vínculos permanentes. Requer, também, que estas reduções sejam devidamente equacionadas e discutidas com o sindicato no segundo semestre letivo de 2016 para garantir o devido equilíbrio da negociação, evitando que o professor, individualmente, diante de sua posição de subordinado, se veja na situação de reduzir sua carga horária aceitando a modificação do contrato de trabalho sob pena de demissão.
O ofício enviado à universidade reitera o que foi feito presencialmente, em reunião realizada no dia 22 de junho de 2016 na Reitoria da Universidade.
Ainda, o Sinproeste, no uso de suas prerrogativas, colocou-se à disposição para dialogar com a universidade a respeito da prevenção de situações que possam vulnerar a integridade moral dos docentes.
Fonte: Sinproeste