Nesta semana foi finalizada a negociação salarial desse ano entre os sindicatos dos professores de Santa Catarina e o sindicato patronal (Sinepe). O acordado é a reposição de 100% da inflação dos dois períodos, ou seja, do ano passado e desse ano. Assim sendo, o percentual acumulado fica em 10,47%.
Todos os níveis de ensino devem repassar os 10,47%, exceto as escolas exclusivamente de ensino infantil. As instituições que não dispõe de capacidade financeira para o total do valor podem justificar, até 60 dias após o registro da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no Ministério da Economia, da seguinte forma:
- Ensino fundamental 1, 2, ensino médio, cursos técnicos, profissionalizantes e livres que não conseguem pagar os 10,47% devem reajustar os salários em 6,22% retroativo a março e justificar o restante, que será renegociado no ano que vem.
- Instituições de ensino superior que não têm disponibilidade financeira para os 10,47% devem reajustar os salários no percentual de 4%, justificando o restante para renegociar na próxima data base.
- Escolas exclusivamente de ensino infantil devem pagar apenas 4%.
Caso a instituições de ensino repassou parte desse percentual em 2020, pode descontar do valor a ser reajustado nesse ano.
ATENÇÃO!
Professor e professora, a negociação foi encerrada com muita dificuldade e muita conversa durante três meses. Caso a instituição onde você trabalha não faça a reposição salarial conforme a orientação do sindicato e da CCT, busque informações, pois esse é um direito seu. Aliás, não se trata de reajuste ou ganho real, mas apenas reposição das perdas provocadas pela inflação.
Qualquer dúvida procure o sindicato, pois a instituição de ensino deverá comprovar a falta de capacidade financeira para efetuar a reposição salarial dos professores. Vemos algumas instituições investindo em outros setores, fazendo obras, e se manifestando contrárias à reposição da inflação no salários dos professores. Fique atento!
Fonte: Sinproeste