Retrospectiva: Não às demissões na Unochapecó
No início do segundo semestre o Sinproeste acompanhou de perto as demissões de professores na Unochapecó, emitindo, inclusive, uma nota de repúdio. Infelizmente, o fato não é novo e vem se repetindo ano após ano, trazendo intranquilidade aos trabalhadores e instabilidade aos cursos e setores da universidade.
No dia 12 de novembro a direção do Sinproeste participou de uma reunião com a reitoria da Unochapecó para conversar sobre as demissões e o cenário de preocupação que isso tem provado no corpo docente da universidade.
Infelizmente, neste mês de dezembro novas demissões aconteceram. A justificativa é o ajuste financeiro, mas em nenhum momento a gestão esclareceu qual será o impacto desse “ajuste” nos contratos de trabalho e tampouco quais são os critérios para as demissões. A falta de transparência marca essa gestão, que desrespeita a categoria docente ao afirmar que os professores desligados serão substituídos por “melhores” (mensagem do reitor aos estudantes). Docentes são tratados como peças descartáveis de uma engrenagem, como se as medidas adotadas não afetassem as vidas das pessoas desligadas e dos estudantes da Universidade, que perdem quadros altamente qualificados.
O SINPROESTE repudia veementemente as demissões e se coloca ao lado dos docentes para atuar em defesa de seus direitos e da dignidade de nossa profissão.
Fonte: Sinproeste
Foto de Pedro F. Alba Zardo