Na última sexta, (23/07), os professores da Uceff aprovaram, em assembleia geral, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a ser assinado entre o Sinproeste e a instituição de ensino. A votação, que ocorreu online, contou com 113 votantes, com o seguinte resultado:
- 95,5% de aprovação (108 votos);
- 2,7% de rejeição (3 votos);
- 1,8% de abstenção (2 votos).
Entre as conquistas está a recomposição integral das perdas inflacionárias sobre o salário dos docentes desde de março de 2019, com reposição dos 10,47% acumulados no período. A reposição acontecerá da seguinte forma:
- 4% a partir da folha de março de 2021;
- 2% a partir da folha de setembro de 2021;
- 2% a partir da folha de dezembro de 2021;
- 2,1% a partir da folha de março de 2022.
Demais cláusulas
O Acordo Coletivo também determina os valores da hora/aula dos professores e regulamenta o ensino EaD na Uceff. Também estão garantidas bolsas de estudo para 25% do total dos componentes do corpo docente. Ainda, o ACT garante licença maternidade de 150 dias e auxílio creche de R$ 150,00 para professores com filhos até 5 anos, desde que seja sócio do sindicato.
A presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa, lembra que foram cerca de dois anos de diálogos com a direção da Uceff até chegar a uma proposta de Acordo Coletivo que atendesse a demanda dos professores. “Avaliamos o resultado final positivamente, pois alcançamos quase 100% de aprovação da proposta levada à assembleia. Isso demonstra a seriedade com que o sindicato conduz seu trabalho, assim como nosso compromisso com os professores”, destaca Juleide.
Agora, o ACT segue para registro no Ministério da Economia. Após o registro, será disponibilizado no site do sindicato.
Fonte: Sinproeste