Hoje, dia 1º, o professor e presidente do Sinproeste, Milton Amador, realiza o lançamento de seu livro, em Concórdia. Resultado do trabalho de doutorado, a obra é intitulada “A colonização na pequena propriedade familiar pelo descendente de imigrante e o desenvolvimento socioeconômico de Concórdia (1920 a 1960)”.
O livro traz importantes contribuições para a compreensão do desenvolvimento socioeconômico de Concórdia desde o processo de colonização, que ocorreu com a chegada do descendente de imigrante no início do século XX, até a consolidação do modelo agroindustrial nos anos de 1960.
Segundo Milton, o estudo busca entender o processo de desenvolvimento da pequena propriedade familiar pelo descendente de imigrante, originário das velhas colônias do Rio Grande do Sul.
De acordo com o professor, a pesquisa revelou que o desenvolvimento de Concórdia não sofreu qualquer ruptura desde o processo de colonização até a consolidação do modelo agroindustrial. Foi a produção na pequena propriedade que constituiu a base deste modelo que originou, em Concórdia, a indústria Sadia, referência da economia do município.
Minton Amador
Milton Cleber Pereira Amador é doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Educação e Ensino pela Universidade do Contestado (UnC) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Possui especialização em História Econômica Contemporânea pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), de Minas Gerais, e é graduado em Estudos Sociais e História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), do Rio Grande do Sul.
Atua como professor da Universidade do Contestado (UnC), campus de Concórdia, e atualmente é presidente do Sinproeste.
Fonte: Sinproeste