Dia 15 de outubro dia do professor, mas está longe de ser uma data comemorativa.
O Dia 15 de outubro é uma data sem dúvida importante no calendário escolar do país. Um dia especial, em que se comemora o DIA NACIONAL DO PROFESSOR. O SINPROESTE, representante sindical da categoria, através do presidente, professor Erivelton Konfidera, e do diretor de formação sindical, professor Sérgio Scheffer, aproveitaram o que seria uma data festiva para manifestar-se sobre as problemáticas e perspectivas futuras em entrevista com o repórter da Rádio Condá AM 610, Pedro Vianna.
Ao longo da entrevista, os representantes do SINPROESTE falaram sobre a situação dos professores da rede particular de ensino de toda a região de alcance do Sindicato. Levantaram assuntos que envolvem questões de saúde, trabalhista e qualidade educacional no município.
Durante a conversa, relataram também sobre as formas em que a Educação, num âmbito nacional, vem sendo tratada pelos governos. “A educação do nosso país passa por sérias dificuldades. Estamos num momento em que o estresse e a falta de incentivo ao magistério têm afastado cada vez mais professores e alunos das escolas e centros de ensino. Precisamos de políticas de incentivo, melhores condições sociais e estruturais para melhorarmos a qualidade de vida do professor e, consequentemente, a educação”, salienta o professor Konfidera.
Em Chapecó, o grande problema enfrentado pela categoria é a questão salarial e hora-atividade. “Professores dividem seu dia em três turnos para poder sobreviver numa sociedade capitalista. Estamos condicionados a viver dessa forma para termos salários razoáveis, pois trabalhamos dobrado para o público e privado, assim o professor pode ter perspectivas futuras”, relata Scheffer.
Para os representantes do SINPROESTE as questões educacionais do país estão longe de serem resolvidas, pois a educação não tem sido prioridade nem para os governos nem para a sociedade. Mas ainda há uma esperança no fim do túnel. “Precisamos fazer uma revolução na educação acabando com a lógica mercantilista do ensino”, comenta Konfidera.
Fontes: Erivelton Konfidera (49)9107-6575, Sérgio Scheffer (49)9962-6565