Nesta semana ocorreu mais uma rodada de negociação entre os sindicatos dos professores e o Sinepe – sindicato patronal. Infelizmente, retrocedemos na pré-proposta discutida na semana passada. Veja a proposta das instituições:
– Reajuste de 100% do INPC acumulado de 01/03/2020 a 28/02/2021, limitado a 6% a partir de 1ª de março de 2021 para a Educação Fundamental I, II e Ensino Médio;
– Os valores antecipados em 2020 poderão ser objeto de compensação (4% da negociação de 2020);
– A Educação Infantil e Educação Superior somente ficam obrigadas a aplicar o reajuste 4% a partir de 01/03/2021, podendo ser objeto de compensação.
Na prática o reajuste nesse caso será de no máximo 2%, englobando as duas datas base, de 2020 e de 2021.
O Sinproesste luta pela reposição integram do INPC deste ano, que deve fechar em torno de 5,8%, mais a reposição de 4% do ano passado para as instituições que não efetuaram o repasse.
“É uma proposta inaceitável. É um absurdo não repor nem a inflação diante de um cenário em que os professores estão se desafiando ao limite, não têm mais descanso nem nos finais de semana. O Sinproeste se mantém firme na posição de reposição integral da inflação desse ano e do ano passado para as instituições que não pagaram. É o mínimo que se pode fazer para reconhecer o trabalho dos profissionais da educação”, ressalta a presidente do sindicato, Juleide Almeida Corrêa.
Fonte: Sinproeste