As negociações com o Sinepe (sindicato patronal) continuam acontecendo, visto que a proposta das instituições de ensino é reajustar os salários dos professores pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que fechou em 4,69% mais 0,5% de ganho real. Isso representa 5,19% de reajuste salarial.
Essa proposta foi discutida na última reunião de negociação, entre as partes. Os sindicatos não aceitam essa proposta, pois a categoria aprovou nas assembleias a inflação mais 3% de ganho real, a fim de minimamente recompor as perdas salariais.
O reajuste médio das mensalidades nas principais escolas do Estado foi de 10,2%. Em nossa região, a Unoesc reajustou as mensalidades numa média de 9%; a UnC aumentou 10%; e a Unochapecó, 9%.
Algumas instituições já estão repassando aos professores o reajuste da inflação. No entanto, as negociações ainda não estão encerradas. O Sinproeste continua negociando e comunicará a categoria assim que a Convenção Coletiva de Trabalho for assinada.
Em tempos de recessão, os mais penalizados sempre são os trabalhadores. Por isso, é importante seguir na luta por nenhum direito a menos.
Fonte: Sinproeste