No início desta semana a diretora e delegada regional do Sinproeste em Xanxerê, Juleide Almeida Corrêa, esteve em Biguaçu para as negociações da campanha salarial com o Sesc e com o Senac. Junto aos demais sindicatos do estado, avançou-se num acordo para o reajuste salarial dos professores e encerradas as negociações.
Senac
O reajuste acordado ficou em 3,31%, o que representa reposição de 100% do INPC do período. Juleide destaca que a bola de estudos foi mantida somente para os sócios do sindicato. Quanto às homologações, serão realizadas no Sinproeste mediante a solicitação do professor. Serão renovadas as demais cláusulas sociais.
Sesc
Para os professores do Sesc o INPC ficou no mesmo percentual, sendo que também será reposto na integralidade, ou seja, 3,31%. Entre os pontos discutidos, Juleide destaca a garantia de manutenção da cobertura integral do plano de saúde. Todas as demais cláusulas sociais serão renovadas.
Juleide expõe que a negociação esse ano foi ainda mais difícil que a do ano passado, mas com esforço e resiliência a direção do sindicato manteve os direitos dos professores, garantindo-os por meio da renovação dos acordos coletivos de trabalho. Ela lembra que, com base na nova legislação trabalhista, as negociações coletivas agora valem mais do que a CLT e, por isso, o papel do Sinproeste nas negociações é fundamental para garantir o reajuste salarial e para manter os direitos já conquistados.
Fonte: Sinproeste