O coordenador geral da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) e diretor do Sinpro Minas, Gilson Reis, participou de evento de formação para os diretores sindicais do Sinproeste no sábado pela manhã. Ele apresentou uma explanação geral sobre a geopolítica atual e como isso interfere nas questões trabalhistas e, especialmente, na realidade do ensino privado.
“Temos que defender amplamente a democracia. Sistemas totalitários nunca, em momento nenhum da história, resolveram os problemas da sociedade. E a educação precisa ser o centro de ampliação e proliferação da democracia”, defende Gilson Reis.
Após sua palestra, foi aberto para questionamentos e comentários e, em seguida, seguiu-se mais dois momentos, um com o assessor jurídico do sindicato, Erivelton Konfidera, que falou sobre a legislação trabalhista, e para finalizar o professor Alzumir Rossari fez uma abordagem histórica do movimento sindical.
Erivelton Konfidera
Conhecer os direitos do cidadão é um passo fundamental para garantir a justiça. O advogado Erivelton Konfidera conversou sobre o papel dos sindicatos em relação à sua função de dialogar com os professores e defender as pautas da categoria junto ao sindicato patronal.
Explicou sobre a Convenção Coletiva de Trabalho, assinada entre o sindicato profissional e o sindicato patronal, e os Acordos Coletivos de Trabalho, assinados entre o sindicato dos professores e as instituições. Essa legislação específica regulamenta questões como pisos salariais, carga horária de trabalho, final de semana remunerado e todos os direitos trabalhistas previstos para além da Constituição.
Alzumir Rossari
O professor Alzumir Rossari abordou o papel histórico dos sindicatos, o que fez surgir as entidades de defesa e apoio para os trabalhadores e sua relação com a democracia. Trouxe as questões para a realidade atual dos professores e destacou a importância de não retroceder nos direitos, pois são eles que garantem a saúde dos trabalhadores, assim como a manutenção das atividades laborais.
Fonte: Sinproeste