Milhões de brasileiros representando os diversos segmentos da sociedade e representantes dos movimentos sociais tomaram as ruas nesta sexta-feira (18) no Ato em Defesa da Democracia e Contra o Golpe. Assegurar o estado de direito, a punição de corruptos após comprovação e condenação também faziam eco nas ruas. A luta por uma reforma política também foi bandeira empunhada por diversos participantes que vestiam vermelho, verde e amarelo – porque, diferente da marcha do último domingo (13), as diferenças foram acolhidas e não houve espaço para o ódio.
Organizada pela Frente Brasil Popular, da qual a Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) faz parte, as manifestações atingiram ao menos 45 cidades em todo o país, incluindo todas as capitais estaduais e Brasília.
A avaliação foi muito positiva, não só pelo volume de pessoas nas ruas, mas pela unidade e conscientização da população que percebeu o que a mídia não mostra. Não foi um espaço de antipovo, com propostas fascistas como temos visto tão intensamente televisionadas nos últimos dias, com o objetivo claro de destruir o governo e o projeto de desenvolvimento soberano que está sendo implementado. “Nossa manifestação visa a defesa do maior patrimônio brasileiro: a democracia. O que vimos foi um povo ordeiro, feliz e que sempre esteve nas ruas construindo a política social e pública de nosso país, que assegura direitos a todos e todas”, comentou a coordenadora da Contee, Madalena Guasco.
Chapecó
Ao todo, mais de 12 mil pessoas participaram da mobilização em defesa da democracia, dos direitos e contra o golpe em Chapecó. Com bandeiras de diversas cores, cartazes, gritos de guerra e música, movimentos sociais, sindicatos, pastorais sociais e cidadãos de Chapecó e região se reuniram na Praça Coronel Bertaso e seguiram em caminhada pela Avenida Getúlio Vargas.
Ao todo, entre a concentração, que iniciou às 17h, e a caminhada, mais de 12 mil pessoas participaram do ato motivado pelos últimos acontecimentos políticos do país. Segundo os organizadores, da Frente Brasil Popular do Oeste de Santa Catarina, este foi o maior ato já realizado em Chapecó.
Confira algumas fotos:
___
___
___
___
___
___
__
Fonte: Sinproeste com Contee e Portal CTB