No próximo sábado, dia 14, acontecerá uma assembleia muito importante no Sinproeste sobre mudanças nas mensalidades dos sócios. O sindicato vai apresentar uma proposta que foi amplamente discutida na diretoria, na qual sugere alterar o valor da mensalidade para 1% do valor do salário do professor. O Sinproeste também propõe retirar a taxa assistencial de 4% ao ano, que os professores são obrigados a pagar.
Entenda:
Todos os professores, independentemente de serem sócios ou não, pagavam a contribuição sindical (um dia de trabalho) e a taxa assistencial (4% ao ano). Quem é sócio paga mais a mensalidade de sócio, tendo acesso a mais benefícios que o sindicato oferece, como bolsas de estudo e convênios com profissionais da saúde.
A proposta agora é retirar também a taxa assistencial, visto que a contribuição sindical já é facultativa, e manter apenas a mensalidade de sócio! Com isso, mesmo aumentando o valor da mensalidade, os professores vão contribuir com o sindicado menos do que contribuíam anteriormente, na maioria dos casos.
Você precisa participar da assembleia
Alguns professores estão tendo dificuldade para entender as contas realizadas pelo Sinproeste. Por isso a sua participação na assembleia é fundamental. Você precisa entender bem a proposta para depois decidir se aceita ou não, e também para sugerir alterações, como a mudança de valor ou de percentual. A proposta não está fechada, ela será discutida e aprovada na assembleia.
Isso vai ser fundamental para o sindicato continuar existindo. Como toda entidade, o Sinproeste precisa de recursos financeiros. É isso que garante as negociações salariais, os aumentos de salários, os benefícios aos sócios, a equipe para lhe atender e produzir materiais informativos. Até mesmo esse e-mail que você está lendo tem custo para ser enviado!
Assim como o sindicato patronal é mantido pela contribuição dos donos das escolas e universidades, o sindicato dos trabalhadores precisa ser mantido pela contribuição dos professores.
Participe da assembleia! Venha expor sua opinião e ajudar a construir o melhor caminho para todos!
Fonte: Sinproeste