Ontem (14) o coletivo sindical da educação privada, do qual o Sinproeste faz parte, reuniu-se com a direção da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho com o Sesi (Serviço Social da Indústria). Participaram da reunião o diretor e delegado regional de Chapecó, Sergio Scheffer, e a diretora e delegada regional de Xanxexê, Juleide Almeida Corrêa.
O Sinproeste e os demais sindicatos garantiram avanços em cláusulas econômicas e sociais do Acordo Coletivo a ser assinado com o Sesi. Também foram discutidos os pisos salariais e um terço de hora atividade para os professores do ensino fundamental I e II, do EJA e da educação inclusiva.
Também foi garantido ticket alimentação no valor de R$ 19,50 por dia e PLR (Participação nos Lucros e Resultados), mas ainda falta definir a forma da participação.
Ainda, foi abordada a definição e caracterização dos professores. Atualmente o Sesi compreende todos os seus profissionais como colaboradores, mas os sindicatos solicitam a caracterização dos profissionais da educação como professores, observando os diferenciais que esta profissão exige e os direitos a eles garantidos.
Pendências
Ficou pendente a definição da hora atividade para a educação infantil, além de avanços em relação ao triênio e ao aprimoramento acadêmico. As negociações ainda não encerraram. Esses assuntos deverão ser abordados em próxima reunião, a ser agendada.
Fonte: Sinproeste