Na manhã de quinta-feira (09) a direção do Sinproeste conversou com a direção da Celer Faculdades, em Xaxim. Participaram do encontro a delegada regional de Xanxerê, Juleide Almeida Corrêa, o diretor administrativo da Celer, Idacir Antônio Orso e o contabilista da universidade, José Favretto.
Foram abordados os temas levantados na reunião anterior (24 de maio), quando o sindicato apontou diversas reclamações dos profissionais que atuam na Celer, enviadas à universidade em ofício.
Entre as irregularidades apontadas está disposto que parte dos professores não recebe o salário até o 5º dia útil de cada mês, e que não raro às vezes o salário foi adimplido a partir do dia 20 do mês subsequente a prestação do serviço; o não pagamento dos triênios; não fornecimento da folha de pagamento e a diminuição unilateral da carga horária de trabalho.
Ainda, foram apontadas em ofício as seguintes irregularidades: a remuneração das férias não é paga dois dias antes do início de seu gozo, mas sim quando o professor retorna ao trabalho; a Carteira de Trabalho não é assinada no ato da contratação, mas em período posterior; portaria prevendo a supressão do meio de transporte concedido desde 2002 aos professores que residem em outro município e o descumprimento da atualização salarial retroativo ao mês de março (data base) e do índice aprovado em Convenção Coletiva de Trabalho.
A universidade de dispõe a verificar e resolver as irregularidades apontadas. Entretanto, o diretor administrativo da Celer ressaltou a dificuldade financeira da universidade, o que implica em dificuldades em efetuar o pagamento dos 13º salários e férias num único mês. Quanto ao triênio, será revisto pela instituição, assim como o pagamento de todos os professores até o quinto dia útil do mês.
O Sinproeste reforçou sua disposição em dialogar para encontrar a melhor solução tanto para os professores como para a universidade. A sugestão do sindicato é pela assinatura de Acordo Coletivo de Trabalho com pauta no cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho. O Acordo será elaborado pela assessoria jurídica do Sinproeste e encaminhado para apreciação da Celer e dos professores da instituição.
Fonte: Sinproeste