Durante os últimos dias divulgamos vários direitos conquistados por meio do Sinproeste em nossas redes sociais. Um dos que mais nos afeta, certamente, é a reposição salarial anual. As instituições não reajustam salários por boa vontade, pelo contrário, as negociações levam meses e são sempre difíceis e tensas.
Você já parou para pensar com seria sem o sindicato? Pensou como seria se você tivesse que, todo ano, ir lá na sala do chefe, da diretora, do reitor, pedir se vai ter aumento? Tendo o Sinproeste negociando por você, não é necessário seu esforço pessoal nesse sentido. Cada professor simplesmente recebe a reposição salarial conforme acordado nas negociações entre os sindicatos dos professores e patronal.
Então você retribui de que forma? Associando-se, para fortalecer o sindicato, tanto financeira como politicamente; ou contribuindo com a taxa assistencial. Neste caso, você retribui com uma pequena porcentagem de tudo o que o sindicato negociou por você ao longo dos anos. Justo, não acha?
A contribuição é livre e você tem o direito de se opor. Mas os valores arrecadados com a contribuição assistencial são fundamentais para manter o sindicato de portas abertas, com funcionários disponíveis para lhe atender e orientar, com uma diretoria atuante que se mobiliza em defesa dos direitos da categoria e participa ativamente das negociações coletivas em Florianópolis, Chapecó e região, percorrendo o oeste catarinense para dialogar com a sua base.
Lembramos que poucos diretores do Sinproeste são cedidos pelas instituições, com carga horária parcial. Os demais prestam trabalho voluntário ao sindicato. Estão dedicando seu tempo e conhecimento em prol do coletivo de professores. Convidamos você a refletir sobre isso, a pensar sobre a importância da participação de cada um.
Fique sócio do Sinproeste e fortaleça o nosso sindicato. Os docentes filiados estão dispensados do recolhimento da taxa assistencial.
Fonte: Sinproeste