A vacinação contra o Covid-19 para professores que atuam na rede pública e privada de ensino em Santa Catarina iniciará dia 31 deste mês, seguindo um cronograma de prioridades, divididos em treze grupos. De acordo com o levantamento inédito feito pelo Governo do Estado e os municípios catarinenses, cerca de 176 mil professores e demais profissionais das instituições de ensino Básico e Superior poderão ser imunizados.
A aplicação de doses nesses profissionais vai ocorrer em uma estratégia de vacinação integrada contra a Gripe e contra a Covid-19, que prevê que os trabalhadores da educação pública e privada de Santa Catarina sejam vacinados, em um primeiro momento, com a vacina da Gripe e, em segundo momento, com a vacina contra a Covid-19, respeitando o intervalo de aplicação entre as doses que é de, no mínimo, 14 dias.
Cronograma de vacinação
O primeiro grupo será dos professores e auxiliares que atuam nas instituições de Educação Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP), totalizando 4.872 pessoas. Na sequência, recebem a vacina os professores, 2º professores, auxiliares e demais profissionais que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade, sendo aproximadamente 35.900 pessoas.
Já no 3º grupo serão vacinados professores, 2º professores e auxiliares em sala de aula da pré-escola, com crianças de 4 a 6 anos de idade e a estimativa é vacinar 16.478 pessoas. Em seguida, serão vacinados os profissionais que atuam na equipe técnica, administrativa e pedagógica e que atuam na execução do PlanConEdu na recepção de estudantes e comunidade em geral, totalizando 10.931 pessoas.
Os profissionais que atuam nas atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares fazem parte do 5º grupo de vacinação, sendo 12.735 pessoas. No sexto grupo estão os professores, 2º professores e auxiliares do ensino fundamental anos iniciais e a estimativa é vacinar 18.737 pessoas. O Grupo 7 contempla os professores, 2º professores e auxiliares que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos iniciais nos 4° e 5° anos e o Grupo 8, os professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos finais.
Os professores e demais profissionais que atuam com o ensino médio estão no Grupo 9 e no Grupo 10 será a vez dos trabalhadores que atuam em sala de aula do ensino profissionalizante. No Grupo 11 estão os professore e profissionais que atuam em sala de aula do ensino superior. Finalizando a vacinação estão os trabalhadores da educação que atuam de forma presencial em outras áreas e na sequência os trabalhadores da educação que atuam em atividade remota, EAD ou similares.
Documentos a serem apresentados
No momento da vacinação, os trabalhadores da educação deverão apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, contracheque e documento comprobatório da área de atuação emitido pelo gestor da instituição.
A Secretaria de Estado da Saúde salientou que dependendo do número de doses da vacina contra a Covid-19 a serem disponibilizados, a vacinação de cada grupo deverá seguir o critério de priorização segundo faixa etária, sendo vacinados primeiro os trabalhadores de 50 a 59 anos e na sequência os trabalhadores de 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e por último, os de 18 a 29 anos.
Fonte: Sinproeste, com informações do Governo do Estado de SC e da deputada Luciane Carminatti
Créditos da foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom