Movimentos sociais, sindicatos e trabalhadores de todo o país estão nos preparativos finais para a greve geral do dia 28 de abril. Nesta terça-feira (18) o coletivo sindical de Chapecó realizou nova reunião para organizar a greve no município. Reuniões de organização também estão acontecendo nas diversas cidades da região.
De acordo com os representantes das entidades, algumas categorias já realizaram assembleias e aprovaram a participação na greve geral. Outras categorias ainda vão realizar suas assembleias essa semana e início da semana que vem, sendo que algumas já têm o indicativo para parar.
O que leva os trabalhadores à greve geral são as propostas de reforma trabalhista e da previdência que estão em votação no Congresso Nacional. O presidente do Sindicato dos bancários, Luiz Angelo Coan, ressalta a importância da população conhecer o conteúdo dessas propostas, pois afetam diretamente nossa vida como trabalhador. “As reformas pretendem acabar com direitos históricos como a jornada de trabalho, final de semana remunerado, as férias, a carteira assinada, entre tantos outros”, expôs Coan.
Além disso, a reforma da previdência aumenta em 10 anos o tempo mínimo para solicitar a aposentadoria. Hoje o trabalho pode pedir a aposentadoria a partir de 15 anos de contribuição. Com a reforma, será necessário ter no mínimo 25 anos de contribuição para solicitar o benefício e ter 65 anos de idade, tanto para homens quanto para mulheres. “E mesmo tendo 25 anos de contribuição o trabalhador não receberá o benefício integral. Para receber 100% do valor do seu salário ele terá que contribuir por 49 anos e ter 65 anos de idade”, colocou a presidenta em Chapecó do Sindicato dos Servidores Municipais de Chapecó e Região (Sitespm-CHR), Rozangela Dalbosco.
Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Chapecó, Ivo Pereira Morais, “a união dos trabalhadores nesse momento será fundamental para garantir que não haja ainda mais prejuízos com a retirada dos direitos conquistados com muita luta e suor”.
Programação
Uma extensa programação com atividades na cidade está sendo organizada paro o dia 28. A concentração será às 9h, na Praça Coronel Bertaso. Os organizadores convidam toda a população para participar.
Ainda, uma panfletagem na cidade está programada para a próxima segunda-feira, dia 24. O objetivo é informar a população sobre as reformas trabalhista e da previdência e convidar para a greve geral.
Fonte: Sinproeste