Lidiane Colussi, secretária do Sinproeste em Concórdia, representará milhares de mulheres em nível nacional. Ela foi eleita delegada nacional para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá do dia 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília.
O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres, tem por objetivo reforçar a importância da autonomia econômica, igualdade de gênero dentro e fora do local de trabalho e enfrentamento à violência. O tema geral do congresso é “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
Para Lidiane, um dos pontos fundamentais do debate é a autonomia econômica da mulher, “porque a mulher vítima de violência doméstica não se separa, e acabando se tornando vítima de feminicídio em função da ausência da autonomia econômica”, reflete. Ela acrescenta que outro ponto fundamental, inclusive no ambiente da educação, é em relação à igualdade de gênero dentro e fora do local do trabalho.
Infelizmente, as situações de violência também ocorrem dentro das escolas. “Nossa base é composta majoritariamente por mulheres, e essa é uma discussão que o Sinproeste precisa fazer”, comenta Lidiane. Ela lembra dos últimos casos de violência em escolas e também de casos de violência contra professores cometidos por seus familiares.
Retorno ao debate
“Após nove anos sem a realização de conferências regionais, estaduais e nacional, agora novamente elas estão ocorrendo, com o objetivo de integrar propostas para o fortalecimento e aprimoramento de políticas públicas para as mulheres”, comenta Lidiane.
“Para mim, está sendo uma experiência muito gratificante, porque a pluralidade com a qual se tem a possibilidade de conviver é muito enriquecedora”, relata Lidiane. “São movimentos de mulheres muito diferentes, somente aqui em Santa Catarina somos muito plurais. As propostas de cada região são muito diferentes, e é possível verificar, através delas, a realidade vivenciada em cada região”, finaliza ela.
Lidiane está à frente da secretaria do Sinpreoste em Concórdia há mais de 10 anos. ela participou da conferência municipal, em Concórdia, foi eleita para a etapa estadual, que ocorreu em Florianópolis, e na próxima semana viaja para a etapa nacional, que reunirá cerca de 3 mil mulheres de todas as regiões do país. Além do Sinproeste, ela representa a UBM Caboclas, de Concórdia.
Fonte: Sinproeste









