Palestra Gaudêncio Frigotto
Um dos temas mais debatidos e controversos no âmbito da educação básica é, sem dúvida, a qualidade. O SINPROESTE, pensando em uma perspectiva mais aprofundada sobre a questão, trouxe para debater com a comunidade, autoridades e, principalmente, professores o doutor em Educação, Gaudêncio Frigotto.
Renomado estudioso da área, o professor Frigotto traz pesquisas, artigos e livros falando sobre a educação no Brasil e no mundo. Na quinta feira, 4 de abril, o professor ministrou palestras com a temática “O Papel da Educação como pilar da cidadania política e econômica e base de desenvolvimento Autônomo e Sustentável”. O evento promovido pelo SINPROESTE, em parceria com o SAAEOESTE e SINTE, ocorreu a tarde no Sinproeste Delegacia Regional de São Miguel do Oeste e a noite na sede em Chapecó.
Durante a conferência foram destacadas as diferentes concepções de qualidade da educação, bem como as bases materiais objetivas que a constituem. “Para falar de educação é preciso tratá-la como uma categoria polissêmica cujo sentido é atravessado pelos conflitos e interesses das classes fundamentais e grupos sociais”, comenta Frigotto.
Frigotto focou a educação em seu âmbito social geral, promovendo o debate em torno das estruturas físicas e humanas que os planos educacionais apresentam. Falou sobre o ensino como pilar social e de desenvolvimento humano. “A sociedade precisa fazer revolução. A educação deve ser constituída pela sociedade, ela não deve ser descolada da sociedade. Precisamos trabalhar espaço e tempo sobre a educação. Temos que preparar os professores, ensinar uma base aos jovens de ler esse mundo através das várias ações sociais, como arte, literatura, cinema e viagens e tudo isso acontecer dentro de um espaço democrático”, finaliza Frigotto.
O professor também realizou a palestra na noite de sexta feira, 5 de abril, para os professores em Concórdia, através da Delegacia Regional do Sinproeste com sede na cidade.