Na manhã desta terça-feira, 15, a direção do Sinproeste prestou homenagem à professora Hilda Beatriz Dmitruk por sua história como educadora. A homenagem estava programada desde setembro, mas devido a compromissos da professora no exterior, não foi possível fazer antes.
Na homenagem, foi relembrado brevemente da atuação da professora Hilda no Oeste Catarinense desde sua chegada ao Brasil. A professora veio da Argentina durante a Ditadura Militar, e aqui teve intensa atividade como educadora e como colaboradora na construção de diversos projetos.
Emocionada, Hilda agradeceu a homenagem. Para ela, foi um reconhecimento importante após mais de 30 anos de atuação na região. Ela expôs que o trabalho realizado pelo Sinproeste é muito significativo. “Continuem na luta”, incentivou. E encerrou dizendo: “Estas lágrimas me lavam a alma, muito obrigada”.
Sobre a professora Hilda
Hilda possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas (1991), graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1987), mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) e doutorado em Educação, realizado em Cuba.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: história, educação, ensino, educação patrimonial e história regional. Atuou como: Membro do Conselho Municipal de Cultura – Fundação Cultural de Chapecó de 2009 a 2011.
A professora Hilda foi responsável pela implementação do CEOM – Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, primeiro programa permanente de pesquisa e extensão da Unochapecó, que naquela época atendia toda a região oeste, com assessorias às casas de culturas e comissões de cultura nos diversos municípios, de Xanxerê a Dionísio Cerqueira.
Foi a implantadora dos Cadernos do CEOM, o primeiro periódico da Unochapecó e embrião da Editora Argos. Comandou o chamado Setor de Editoração, responsável pelas publicações da Fundeste e Unoesc Campus Chapecó. Também coordenou a elaboração do projeto do curso de graduação em História.
A professora Hilda foi quem organizou a primeira biblioteca na antiga Fundeste, numa época em que ninguém na região sabia por onde começar esse trabalho e em que não havia bibliotecário na região. Também assessorou a criação de bibliotecas municipais na região.
Mulher culta e erudita, tem sido fonte de muitas inspirações ao longo de sua trajetória acadêmica.
Fonte: Sinproeste