O Sinproeste, representado pelo professor Herman G. Silvani e por Cauê Deffaveri, participou do Seminário Regional de Acompanhamento do PNE (Plano Nacional de Educação), o CONAE, nesta terça-feira, dia 10 de novembro. O evento iniciou às 9h e encerrou nas 16h30, tendo sido realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.
A coordenadora do Polo Oeste do Fórum Estadual de Educação e professora da UFFS – Campus Chapecó, Lucia Menoncini, ressalta que, a partir da vigência dos planos, é necessário que haja um acompanhamento da implantação. “Para a avaliação é preciso estar a par das discussões realizadas e dos próprios planos, e esse é o objetivo do evento: dar subsídio para o acompanhamento”, destaca.
Os debates são regionalizados e, em Chapecó, abordou dois eixos: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; e Valorização dos profissionais de Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho. Participaram das mesas os professores João Ferreira de Oliveira (UFG), Elton Luiz Nardi (UNOESC), Iria Brzezinski (PUC – GO) e Helena Costa Lopes de Freitas (UNICAMP).
Os professores João F. de Oliveira e Elton L. Nardi participaram de mesa redonda com o tema: “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”, que ocorreu pela parte da manhã; e as professoras Iria Brzenzinski e Helena C. L. de Freitas, integraram a mesa redonda “Valorização dos profissionais de Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho”, que ocorreu pela parte da tarde.
A professora Helena C. L. de Freitas observou que “o PNE (Plano Nacional de Educação) não vem para resolver, mas para ‘mobilizar’ e debater”, frente à realidade posta, e que a luta dos professores por melhores condições (suas e da educação) depende muito da participação e organização dentro da categoria no processo político e social.
Fonte: Sinproeste