O Sinproeste enviou ofício ao Colégio Trilíngue orientando a direção da instituição a repor 100% da inflação no salário dos professores, ou seja, 10,47%. O documento foi enviado em resposta a um ofício do Colégio solicitando a reposição parcial da inflação ao seu quadro docente, mas o sindicato indeferiu a solicitação.
Apesar do ano pandêmico e das dificuldades enfrentadas pelas escolas, o Colégio Trilíngue fez uma alteração da grade curricular para o ano letivo de 2021, reduzindo uma hora semanal dos professores, mesmo tendo eles a necessidade de permanecer praticamente o mesmo tempo na escola. Ainda, reduziu de seis para cinco aulas no período da manhã, o que configura redução de despesas na folha de pagamento e manutenção de professores nas dependências do colégio cumprindo o plano pedagógico estimado.
Durante o período de trabalho remoto, também observa-se redução de custos fixos, com materiais administrativos, de manutenção, pedagógicos e deslocamento de professores. Além disso, o número de alunos é praticamente o mesmo de vários anos anteriores, não representando perda de receita em função de redução de matrículas e mensalidades.
Foi diante de todos esses fatores e diante do direito básico de todo trabalhador receber, no mínimo, as perdas salariais, conforme os índices nacionais, garantindo o mínimo de valorização profissional; e considerando que os professores continuaram exercendo seu ofício com zelo e dedicação, adaptando-se e aperfeiçoando-se às suas custas aos novos desafios no trabalho remoto, aumentando, inclusive, tempo de dedicação à preparação e desenvolvimento das aulas, que o Sinproeste indeferiu a solicitação da direção do Trilíngue e orientou para repor integralmente os 10,47% acumulados da inflação ao seu quadro docente.
Você pode ler o ofício completo clicando aqui.
Fonte: Sinproeste