Com a Educação passando por inúmeras mudanças devido à contemporaneidade, o papel do professor passa a ser cada vez mais exigido pelo aluno, pela sociedade. Considerado o mediador do ensino, ocupando um papel principal de promotor do saber, é muito importante que o educador tenha referências para direcionar seus trabalhos dentro da sala de aula.
Todo professor sabe que é fundamental ter publicações em revistas, jornais e até livros. As pesquisas científicas tornam-se indispensáveis para ampliar este nível. Seja para conquistar o emprego dos sonhos em universidades e escolas renomadas, como para valorizar ainda mais o currículo. O educador atualizado, além de realizar cursos e estudar muito, também precisa divulgar seu trabalho no meio acadêmico, assim fica conhecido na comunidade científica e tem a possibilidade de conseguir financiamentos para seus projetos.
A participação em um livro pode sim fazer realmente uma grande diferença na vida profissional. Pensando nisso, no ano de 2007 o Sindicato criou a Editora Sinproeste e conquistou o número ISBN para publicação de obras literárias e materiais de interesse da categoria. Com o propósito de servir para o professor como meio de publicar suas pesquisas científicas sem custos, foi elaborada uma proposta de lançamentos literários, ligados a Educação.
Este ano a Editora Sinproeste lançara sua 5ª edição, buscando trabalhar a Educação e o Ensino em artigos apresentados pelos professores ligados ao Sindicato. Os professores interessados devem procurar o SINPROESTE para fazer sua inscrição ou acessar o site www.sinproeste.org.br. O prazo para a entrega dos artigos é dia 29 de outubro de 2012.
Desde sua criação, a editora já publicou os seguintes livros:
• 2007 – “Reescrevendo a Educação”, com organização do professor Clênio Lago.
• 2009 – “Contribuições para a Humanização do Trabalho”, com organização do professor Celso Francisco Tondin, uma parceria do Sindicato com professores associados que tiverem seus artigos publicados.
• 2010 – “Educação e Saúde em formação”, composta por artigos produzidos por professores e acadêmicos, com a organização dos professores Clênio Lago, Nedilso Lauro Brugnera e Roberto Deitos.
• 2011 – “Educação e o Mundo do Trabalho”, artigos produzidos por professores que representaram a partir de suas pesquisas os contornos que há entre a educação e o trabalho de professor. Organizado pela professora Marilandi Maria Mascarello Vieira.
• 2012 – “Educação e Ensino” – Contempla vários artigos em que os professores enfocam seus trabalhos na área de educação e ensino, onde os dois meios se demonstram em linhas paralelas, mas se unem com fundamentações. Este livro é organizado pela professora Sandra Simone Hopner Pierozan.