Na próxima terça-feira, 02 de maio, o Sinproeste promove evento de lançamento do novo livro do sindicato – Pedagogia da Memória. A publicação é uma forma de registrar os 20 anos da morte de Paulo Freire. O edital para inscrição de artigos foi aberto ano passado, com forte adesão dos professores associados ao sindicato. Os autores estarão presentes no lançamento, falando um pouco sobre a obra.
Para o professor Ivo Dickmann, um dos organizadores do livro, se estivesse vivo, certamente Paulo Freire estaria refletindo sobre a atual situação do país e todas as reformas propostas para a educação atualmente. E é exatamente isso que ele acredita que os professores deveriam fazer: analisar e refletir sobre nossa demandas educacionais atuais.
“Mas não basta constatar o problema, reinventar o discurso de Freire como se ele estivesse aqui, se não visualizarmos ações concretas para efetivarmos a nossa práxis transformadora”, expõem o professor. Segundo ele, é necessário nos reconhecermos em nossos locais de trabalho e atuação e, juntos, lutarmos pelas mesmas lutas. “Não podemos descansar nessa luta, porque todo dia somos pegos de surpresa com novos ataques à educação, precisamos estar vigilantes. Como afirmou o próprio Freire, a mudança é difícil, mas é possível”, escreve o professor Ivo.
O Sinproeste teve a honra de ter o prefácio da obra escrito por Nita Freite, esposa de Paulo Freire. Desde 1997, Nita é a sucessora legal de sua obra, dando sequência ao trabalho de Freire, publicando seus livros inéditos e traduzindo sua obra escrita para diversos idiomas.
“Há, nesta minha contribuição, apelos vindos do entusiasmo de Ivo Dickmann; dos autores e autoras, que criaram novas práxis ou fizeram considerações em torno do pensamento de meu marido e do povo guerreiro de Chapecó. Apelos que sinto virem do próprio Paulo, a quem dedico todas as minhas produções intelectuais-acadêmicas e o sentido mesmo de minha própria vida sem ele”, escreve Nita no prefácio do livro.
Em breve o livro também estará disponível para acesso gratuito em nosso site.
Fonte: Sinproeste