Na tarde de ontem (09/04) ocorreu a quinta rodada de negociação com o Sinepe (sindicato patronal), com uma possibilidade de melhora para o ensino superior. Os sindicatos dos professores seguem firmes na proposta de 5% de reajuste para todos os níveis de ensino, da educação básica à educação superior; mas o patronal continua encontrando dificuldades para valorizar financeiramente os docentes.
Proposta
A proposta do Sinepe continua sendo a inflação de 3,86% mais 0,5% de ganho real para o ensino básico, resultando num reajuste de 4,38%. Já para o ensino superior somente a inflação. “Nós pedimos novamente 5% de reajuste para todos, mas o sindicato patronal não aceita. Acreditamos que talvez vamos conseguir 4,5%, mas ainda não podemos garantir”, expressa a presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa.
Ensino superior
Para o ensino superior a proposta agora é a inflação de 3,86%, mas também se discutiu outras possibilidades. O patronal sugere pagar 2% agora e 2% em setembro. “Não concordamos, porque várias instituições já pagaram 4,38%, 5% e até 8%”, disse Juleide.
O Sinproeste e demais sindicatos fizeram a contraproposta de repor os 3,86% agora e mais 1,2% em setembro, para chegar aos 5%.
Próxima reunião
O sindicato patronal convocará uma assembleia para quarta-feira da semana que vem, pela manhã, para rever as possibilidades junto às instituições de ensino. No mesmo dia, à tarde, ocorrerá a sexta rodada de negociação com os sindicatos dos professores, em Florianópolis.
Fonte: Sinproeste