Os professores do Estado entraram em greve hoje. A decisão foi tomada na primeira assembleia de 2024, realizada no início do mês. “Queremos propostas concretas para a categoria. É fundamental que o Governo de Santa Catarina negocie com os trabalhadores e trabalhadoras da educação, não podemos mais esperar”, ressalta o Presidente do Sinte/SC, Evandro Accadrolli.
Entre os pontos em destaque, pautados pela categoria, estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis, e a descompactação da tabela salarial; além da revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias. Os professores do Estado também buscam a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.
Como podemos observar, as pautas dos professores são as mesmas, seja na rede pública ou na rede privada. O Sinproeste apoia a greve da categoria, pois a luta de um professor é a luta de todos os professores. A greve é um direito constitucional e, às vezes, pode ser o único caminho para atingir os objetivos. Neste caso, já no primeiro dia de greve, o governador chamou o Sinte para dialogar. Desejamos sucesso nas negociações.
Fonte: Sinproeste