Na última quarta-feira (12/03) em Florianópolis, na sede do Sindicato Patronal – Sinepe/SC, ocorreu à terceira rodada de negociação salarial. Seis sindicatos de trabalhadores, representando os professores e os técnicos administrativos (Sinproeste, Sinpronorte, Sinpro Itajaí, Sinpaaet, Saae Itajaí e Saae Oeste) participaram da reunião, que contou ainda, com a participação da diretoria do Sinepe e dirigentes das universidades: Univali, Unisul e Univille representando os donos e dirigentes das instituições de ensino básico e superior de Santa Catarina.
Representando o Sinproeste participaram das negociações os professores Sérgio Roberto Scheffer, Maria de Lurdes Pertille, Alessandro Antoniolli e Juleide de Almeida.
O professor Marcelo Batista de Souza, presidente do Sinepe, apresentou proposta para reajustar os salários em 6% (seis por cento) a partir da data base de 01 de março de 2014. O mesmo índice de 6% (seis por cento) foi sugerido para a correção da tabela dos pisos salariais da categoria. Em relação à inclusão da cláusula hora-atividade, ele foi enfático e disse que não irá discutir esse assunto.
A proposta do Sinepe não permitiu acordo, pois não atende as reivindicações da categoria. O Sinproeste e demais sindicatos reafirmaram a proposta por um reajuste mais elevado e que valorize os professores. Várias argumentações foram feitas para tentar convencer os dirigentes do Sinepe de que um reajuste maior é possível e necessário, mas o patronal se mostrou bastante intransigente e não permitiu avanços.
A proposta de reajuste salarial defendida pelo Sinproeste e demais sindicatos, permanece a mesma: Reposição salarial com base no INPC do período entre março de 2013 a fevereiro de 2014, que fechou em 5,39%. Mais o acréscimo de 3% a título de ganho real. Essa proposta leva em consideração os reajustes das mensalidades nas escolas e universidades que variou entre 7% e 15%, o aumento no número de matriculas no ensino privado divulgados pelo próprio Sinepe e a necessidade de valorização da educação e dos professores.
Uma nova rodada de negociação ficou acertada para o dia 25/03 em Florianópolis.