Ontem (14/12) pela manhã ocorreu reunião entre todos os sindicatos de professores do Estado junto à nossa federação, a Feteesc, para unificar a pauta de reivindicações da campanha salarial do próximo ano. A presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa, participou da reunião e apresentou as propostas das assembleias que ocorreram em Chapecó, Concórdia, Xanxerê e São Miguel do Oeste no mês passado.
Entre as reivindicações, está a reposição de 100% da inflação, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e mais 3% de reajuste salarial a título de ganho real. Nas assembleias os professores levantaram o questionamento da hora atividade, sugerindo a equiparação com o ensino público. O item foi aprovado e integra a pauta unificada, junto à renovação de todas as cláusulas sociais já existentes.
“Esta é a proposta que será levada pela federação e sindicatos à mesa de negociação com o sindicato patronal. Sabemos que a negociação em 2022 será muito desafiadora, visto que ainda temos instituições que não repassaram o valor integral da inflação aos professores esse ano, mas estamos preparados e nos manteremos firmes na defesa dos direitos dos professores”, avalia a presidente Juleide.
Fonte: Sinproeste