Na última sexta-feira, 21 de outubro, a diretoria dia Sinproeste realizou reunião com a reitoria da Unoesc de Joaçaba com o objetivo de discutir sobre o cancelamento da gratificação de incentivo à docência. Participaram do encontro o presidente do sindicato, Milton Amador, o funcionário da delegacia regional do Sinproeste em São Miguel do Oeste, Paulo Ricardo Drumm, e o assessor jurídico Erivelton Konfidera.
A gratificação foi cancela pela Resolução 037/2007 do Conselho de Administração da FUNOESC. O cancelamento do benefício atingiu todos os professores com carga horária igual ou superior a 12 horas aula e que tenham preenchido demais requisitos previstos na resolução.
A instituição argumenta que o cancelamento ocorreu devido ao fato de a Unoesc aderir ao sistema federal de ensino e a implementação de professores de tempo integral, sendo que assim o professor estaria 20 horas aulas em sala e as demais 20 horas aulas em atividades fora de sala de aula. Assim sendo, não teria mais a necessidade do pagamento do benefício.
No entendimento do sindicato, por se tratar de um benefício concedido a anos, seria necessária uma negociação entre as partes. O Sinproeste solicitou o retorno da gratificação nos moldes em que estava sendo concedido.
A reitoria da Unoesc mostrou-se disposta a buscar uma solução para resolver o problema daqueles professores que foram atingidos pelo cancelamento. Os representantes da universidade pediram um prazo para fazer o levantamento de dados e o impacto financeiro que a incorporação do benefício vai causar.
Uma nova reunião será agenda para aproximadamente daqui duas semanas.
Fonte: Sinproeste