Nesta terça-feira (16) houve uma tentativa de conciliação entre a Feteesc (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina), os sindicatos dos professores, entre eles o Sinproeste, e o Siacadesc (Sindicato Patronal de Academias de Ginástica, Educadoras Esportivas em Geral do Estado de Santa Catarina). A audiência de conciliação ocorreu no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Florianópolis. O delegado regional do Sinproeste em Chapecó, Sergio Scheffer, participou da reunião.
A proposta dos sindicatos foi para reajustar os salários e pisos no valor no INPC (Índice Nacional do Preços ao Consumidor), mantendo as demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) anterior. O percentual será fechado em maio. Já o sindicato patronal propõe reajustar o salário pelo valor do INPC, mas sem reajustar os pisos, e manter as demais cláusulas.
Ficou acordado que as partes estudarão as propostas e as cláusulas propostas para a nova CCT e, após, será agendada mais uma reunião, ainda sem data marcada.
Fonte: Sinproeste