Na segunda (21/08) pela manhã ocorreu negociação entre os sindicatos e a direção do Sesc e do Senac. A reunião foi na Fecomércio, em Florianópolis, onde esteve presente a presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa. Ela conta que as entidades cederam a pressão dos sindicatos acerca do Acordo Coletivo de Trabalho, melhorando a contraproposta enviada por eles anteriormente.
A proposta de reposição tanto do Sesc como do Senac subiu para 4,5%, assim como o retorno das cláusulas que tinham sido suprimidas. Também concordaram em adequar cláusulas que foram alteradas, com as quais o sindicato não concordava.
Trabalho aos sábados
A presidente do Sinproeste cobrou das entidades diversos pontos levantados pelos professores, como o trabalho aos sábados, compensação de horas e assédio. Lembrou que o trabalho deve seguir calendário escolar, mas que as regionais não estão cumprindo. “ Já houve casos em que os professores trabalharam quatro sábados consecutivos. Isso não pode continuar ocorrendo”, ressalta.
As entidades se comprometeram em verificar a situação do trabalho aos sábados. Juleide expôs que a orientação do Sesc, por exemplo, é trabalhar um sábado por mês. Esse tema voltará à mesa de negociação nas próximas reuniões.
“Foi muito difícil chegar a esses avanços, mas já melhorou. Ainda temos divergências em algumas cláusulas. Estamos avaliando entre os sindicatos e voltaremos a esses pontos na próxima rodada de negociação”, finalizou Juleide.
Fonte: Sinproeste