Dos dias 28 a 30 deste mês acontece o XXII Qualieduc – Seminário de Trabalhadores sobre Qualidade na Educação, em Araranguá (SC). O objetivo é discutir com os professores e professoras as relações de trabalho e salários, assim como o aprimoramento da performance das habilidades de cada docente e de cada auxiliar da administração escolar.
O evento também tem por objetivo comparar os imperativos legais que valorizam o trabalho do profissional da educação com a prática dos empregadores do sistema privado de ensino e da rede pública; listar obrigações patronais não cumpridas e ações sindicais pontuais a serem implementadas; e avaliar o trabalho que está sendo feito sobre o BNCC.
A proposta do encontro nesse ano é bem específica: saber da categoria o que ela pensa sobre a tão propalada intenção de valorizar o trabalho do profissional da educação, intenção esta repetida na primeira Conferência Nacional de Educação (Conae), a qual consagrou como viés para se chegar à educação de qualidade o investimento em salário, formação e carreira. A segunda Conferência repetiu a proposta, sendo transformada na Lei 13.005, de 2014.
Agora nos preparamos para a terceira Conae, que será realizada no primeiro semestre de 2018. Com certeza a valorização do profissional da educação novamente será abordada.
Programação
A programação do XXII Qualieduca inicia no dia 28 de julho com uma palestra sobre valorização da educação. No dia seguinte discute-se o Plano Nacional de Educação (PNE), os rumos do Sistema Nacional de Educação; LDB e PNE – Valorização, formação e efetividade no setor privado de ensino; e a base curricular comum e os sistemas público e privado.
Ainda no dia 29 haverá cinco grupos de trabalho, discutindo vários temas. Um deles será coordenado pela diretora e delegada regional do Sinproeste em Xanxerê, Juleide Almeida Corrêa. À noite haverá ciclo de debates sobre os 20 anos da nova LDB.
No sábado, último dia do evento, serão abordados os temas: a construção história do sindicalismo, seu comento e seus rumos; saúde do trabalhador; e a escola sindical e a atuação do Ipet (Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores).
Fonte: Sinproeste