Encerrou ontem, 29, a programação do “Seminário Descentralização Educação e violências: I Jornada Integrada de múltiplas reflexões docentes”, realizado pelo Sinproeste em parceria com diversas instituições de ensino durante o ano de 2017. O encerramento das atividades ocorreu em São Miguel do Oeste, com o debate sobre “Indisciplina e violências nas relações educacionais”, com as palestrantes Simone Vieira Sousa, da UFSC/CRP/Florianópolis, e Edenilza Gobbo, da Unoesc.
O evento foi realizado na sede do sindicato, em Chapecó, e nas delegacias de Concórdia, Xanxerê e São Miguel do Oeste. Surgiu a partir da publicação do livro “Educação e violências: múltiplas reflexões docentes”, lançado pelo Sinproeste em 2016. O objetivo foi ampliar a reflexão sobre violências e educação e oportunizar aos professores filiados sindicato um espaço para a socialização da produção do conhecimento, diálogo com a comunidade em geral e em seu ambiente de trabalho, destaca um dos organizadores do livro e do seminário, professor Luiz Carlos Chaves.
Todos os temas elencados para os debates partiram das temáticas publicadas nos artigos que compõem o livro. Os palestrantes e debatedores convidados para as palestras foram os professores que tiveram seus artigos publicados e os professores que fizeram parte da comissão de avaliação dos textos.
O evento contou com grande participação dos professores e estudantes, pondo em prática a proposta de valorização, qualificação teórica/política docente e criando um espaço para a expressão intelectual dos professores.
Em Concórdia, os seminários aconteceram na Facc, Fabet e na UnC; em Chapecó, no Colégio Marista; em Xanxerê, no Colégio La Salle; e em São Miguel do Oeste, na Unoesc. Desta forma, o Sinproeste também reconhece a importância das instituições de ensino que aceitaram o desafio de receber o evento, dando ênfase à necessária convivência de reciprocidade e respeito entre a política sindical e a política das instituições do ensino privado.
Fonte: Sinproeste