Nesta quinta-feira (11) a direção do Sinproeste realizou reunião com a vice-reitoria da Unoesc de Chapecó para tratar do retorno às aulas presenciais. Foi conversado sobre a importância de seguir todos os protocolos estabelecidos pela legislação para garantir a saúde de professores, alunos e demais integrantes da comunidade escolar.
O diretor de comunicação do sindicato, professor Dirceu Hermes, falou sobre a necessidade de se respeitar casos de comorbidade, atentando para o direito do professor em optar pelo trabalho remoto. O vice-reitor da Unoesc, professor Carlos Eduardo Carvalho informou que a universidade tem alguns casos nessa situação, já comunicados ao RH, e que respeita a decisão do professor.
O diretor jurídico do sindicato, Erivelton Konfidera, também recomendou à instituição abrir a possibilidade para que todos os professores possam escolher a possibilidade de trabalhar presencialmente ou remotamente.
A vice-presidente do sindicato, professora Solange da Rosa, questionou sobre a capacidade da instituição de receber 100% dos estudantes presencialmente seguindo as normas sanitárias. O professor Carlos disse que a universidade ofertou a opção ao estudante de decidir se voltaria às aulas presenciais ou continuaria remotamente no momento da matrícula e rematrícula, sendo que parte dos estudantes seguem no ensino remoto. Expôs que a salas estão sendo adequadas para a quantidade de alunos de cada turma e que a universidade manterá o ensino híbrido nesse momento.
A presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa, destacou a importância de seguir todos os protocolos, tanto o estadual como o municipal. Ela lembrou que o Sinproeste estará atento em sua função de fiscalizar e garantir as condições de trabalho dos professores, ressaltando que o sindicato está sempre aberto ao diálogo.
“As aulas retornam num momento delicado e complexo. Nesse momento o bom senso é fundamental, e nós estamos todos juntos nesse barco, preocupados com a saúde e bem estar dos professores e da comunidade escolar como um todo. Encontraremos o caminho e sairemos vencedores de mais esse desafio”, finalizou Juleide.
Fonte: Sinproeste