Em assembleia no dia 18/09, os professores do Sesc aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a ser assinado entre o sindicato e a instituição. O Sinproeste já deu os encaminhamentos necessários e o reajuste salarial já será aplicado na próxima folha de pagamento.
Os professores receberão reajuste salarial de 4,5%, o que representa um ganho real de 1,5%. Nas demais cláusulas econômicas do ACT a reposição será de 3%. Um ponto que não será renovado é a cláusula referente às faltas para acompanhamento da companheira gestante à consulta médica. No acordo anterior, os professores tinham direito a duas faltas. Como essa cláusula será retirada do documento, passa a valer o que está previsto na CLT, ou seja, seis dias.
Uma cláusula muito debatida foi em relação à compensação de horas. No ACT anterior, previa-se a compensação de 1h por 1h30, e a proposta aprovada irá compensar 1h por 1h. Os professores enfatizaram que o Sesc, na maioria dos casos, nunca cumpriu essa cláusula. “Por isso destacamos que os professores precisam participar e nos manter informados, porque o sindicato está e continuará cobrando para que a compensação seja feita de acordo com o previsto no Acordo Coletivo”, destacou a presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa.
Fonte: Sinproeste