Ter cuidados com a voz é sempre necessário. Se ela é usada como ferramenta de trabalho, os cuidados devem se redobrar. Pensando no bem estar dos seus associados e professores do ensino infantil e fundamental, o Sinproeste Delegacia Regional de Xanxerê, através da Delegada Regional, Juleide Almeida Corrêa, realizou no dia 03 de abril, palestras com a fonoaudióloga especialista em Motricidade Orofacial e em Voz pelo CEV (Centro de Estudos da Voz – SP), Renata Massariol Arruda.
Em pesquisa realizada pela fonoaudióloga, mais de 42,7% dos professores do ensino infantil sentem dores na garganta, e isso devido ao uso constante da voz. “Os professores por usar ela diariamente e várias horas por dia com alterações de tons, acabam prejudicando a saúde desse recurso”, comenta Renata.
Ela também falou sobre os hábitos que todos deveríamos ter em relação aos cuidados com a voz. “A voz se da através de um músculo, então ele precisa ser trabalhada. A voz precisa de cuidados, como boa alimentação, aquecimentos antes de ser usada. Pois é um importante recurso comunicativo de nosso corpo”, afirma.