Durante a primeira semana do Seminário Descentralizado Educação e Violências: I Jornada Integrada de Múltiplas reflexões docentes, que ocorreu em Concórdia, o professor Delmir José Valentini realizou o lançamento do livro “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”. A obra, resultado de sua pesquisa para o doutorado, apresenta o contexto da chegada do grupo da Brazil Railway Company, do qual a madeireira e colonizadora Lumber fez parte, na região do Contestado, as mudanças abruptas do modo de vida dos moradores até a luta armada – a Guerra do Contestado.
Publicada pela Editora Letra & Vida, a obra de 276 páginas é dividida em cinco capítulos, buscando dimensionar a história do Contestado demonstrando a necessidade de considerar um amplo contexto da história econômica mundial, partindo da expansão ferroviária, da industrialização, dos caminhos do capitalismo financeiro e da hegemonia economia dos países industrializados.
Para o trabalho, o professor realizou pesquisa documental em arquivos públicos e particulares, fez levantamentos bibliográficos, descobriu arquivos até então inéditos e por meio da história oral, por meio de entrevistas com antigos trabalhadores da Lumber e seus descendentes.
É um livro que nos apresenta uma leitura ampla de parte da nossa história e nos ajuda a compreender os motivos econômicos, culturais e políticos que levaram à Guerra do Contestado.
Fonte: Sinproeste