Hoje, 23 de janeiro, é uma data especial: celebramos uma das grandes invenções da humanidade, através da qual conhecemos muito sobre o nosso passado. Essa grande invenção foi criada há 3.500, mas que tem sido gradativamente abandonada com o advento de novas tecnologias. Hoje comemoramos o Dia da Escrita à Mão.
Cada vez mais a sociedade usa mecanismos digitais no seu dia a dia. As crianças, hoje em dia, antes de aprender a usar um lápis e a escrever, já sabem como navegar na tela de um celular ou mesmo em um computador. Nesta data, trazemos uma reflexão feita por alguns pesquisadores: por que é importante escrever à mão na era digital?
Escrever à mão requer habilidades motoras e cognitivas específicas que, além da parte motora, ativa o raciocínio, desenvolve a mente e a concentração. Além disso, atua positivamente na criação e desenvolvimento textual.
Os pesquisadores chegaram à conclusão que escrever à mão melhora a memória e os resultados da aprendizagem. Em uma reportagem da revista National Geographic de Portugal, relata-se que vários estudos mostram que escrever à mão oferece benefícios que as ferramentas digitais não conseguem substituir.
“Em termos estatísticos, a maioria dos estudos sobre a relação entre a escrita e a memória [incluindo estudos realizados no Japão, na Noruega e nos EUA] mostram que as pessoas se lembram melhor das coisas que escreveram à mão do que num computador”, diz Naomi Susan Baron, professora emérita de linguística na American University in Washington D.C. e autora de Who Wrote This? How AI and the Lure of Efficiency Threaten Human Writing”, (Quem Escreveu Isto? Como a IA e o Fascínio pela Eficiência Ameaçam a Escrita Humana, em uma tradução livre). Você pode ler a reportagem completa aqui.
Fonte: Sinproeste
Foto: Shutterstock








