Todo ano as mulheres recebem homenagens pela passagem do seu dia. E todo ano lembramos os motivos para seguir com as datas específicas para falar da importância de manter e continuar a luta das mulheres. No Brasil e no mundo, mulheres sofrem discriminação, preconceito e violências todos os dias.
A pandemia de covid-19 impactou ainda mais os direitos das mulheres. De acordo com o Global Gender Gap Report 2021 do Fórum Econômico Mundial, o tempo necessário para acabar com a disparidade global de gênero aumentou em uma geração, de 99,5 anos para 135,6 anos.
Um estudo de 2021 da ONU Mulheres com base em 13 países mostrou que quase 1 em cada 2 mulheres (45%) relatou que ela própria ou uma mulher que conhecem sofreram alguma forma de violência durante a pandemia. Isso inclui o abuso que não é físico, sendo o abuso verbal e a negação de recursos básicos os mais comuns relatados.
Hoje, estão acontecendo manifestações em várias cidades do país, por equidade, dignidade e respeito. O Sinproeste registra sua homenagem a todas as professoras e reforça para que todas venham somar junto ao sindicato na luta por melhores salários e condições de trabalho.
Fonte: Sinproeste, com informações de BBC News Brasil